Dr. Silvio Holenbach – Otorrinolaringologia em Brasília

• Videoesfincter velo faringeo
  • Videoestroboscopia

Videoendoscopia Nasal

É um exame realizado em consultório pelo otorrinolaringologista. Trata-se de  um procedimento indolor sendo utilizado apenas anestesia local em forma de spray. É usada uma fibra ótica flexível de pequeno calibre, o que torna o exame mais confortável, ligado ao um sistema de vídeo e iluminação permitindo o diagnóstico mais detalhado.

A videoendoscopia Nasal é indicado para diagnosticar doenças nasais, hipertrofia adenoideana, desvio de septo nasal, presença de pólipos inflamados, colher biópsia e cultura de lesões. É muito utilizado nos casos de rinite, sinusite, obstrução nasal, ronco e apneia do sono.

Vídeo Laringoscopia

É um exame realizado em consultório pelo otorrinolaringologista. Trata-se de  um procedimento indolor sendo utilizado apenas anestesia local em forma de spray. Tem como objetivo visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe, buscando diagnosticar doenças nas pregas vocais (nódulos ou cistos), garganta e base da língua, bem como, diagnosticar e programar o tratamento para ronco e apneia do sono, colher biopsia ou cultura de lesões.

Videoestroboscopia

É um exame realizado em consultório pelo otorrinolaringologista. Trata-se de  um procedimento indolor sendo utilizado apenas anestesia local em forma de spray.Veio para auxiliar no diagnostico e tratamento das doenças laríngeas, especialmente patologias que apresentem como sintoma principal  a rouquidão.

O exame analisa a frequência da voz, sendo capaz de detectar mudanças relacionadas a esta. Além disso, é útil para acompanhamento do tratamento de paciente que realizou cirurgia nas cordas vocais.

Audiometria Tonal e Vocal

Audiometria Tonal:

A audiometria tonal é um exame indolor que avalia a capacidade auditiva do indivíduo através de estímulos acústicos. Esses estímulos são transmitidos por um fone de ouvido e um vibrador sonoro.

Por ser um exame subjetivo o paciente deverá indicar ao examinador, através de um gesto, todas as vezes em que perceber o som.

Através do exame classifica-se a audição como normal ou, em caso de perda auditiva, o seu tipo e grau.

O exame é realizada em crianças e adultos. Porém, por depender da colaboração do examinado, pode ser de difícil realização em crianças menores de 5 anos e idosos.

Audiometria Vocal:

Na audiometria vocal o fonoaudiólogo apresenta, através de fones de ouvido, algumas palavras e fonemas e o paciente deve repeti-las da forma que entender.

É um exame complementar à audiometria tonal.

Polisonografia Basal

Trata-se de um exame utilizado para se diagnosticar vários distúrbios do sono. O paciente dorme uma noite inteira com sensores colocados na superfície do corpo, com a finalidade de se saber quando se está acordado ou dormindo, em que estágio de sono se encontra, como está a atividade do coração, se ocorre diminuição da respiração (hipopneia) ou mesmo parada da respiração (apneia) durante o sono, como está a saturação de oxigênio no sangue durante o sono, dentre outras variáveis. Neste exame não se utilizam agulhas, injeções, sondas invasivas ou qualquer material que cause dor.

Marcação de Consultas – (61) 3033-6882 | (61) 98283-0035 (WhatsApp)